domingo, 27 de junho de 2010

Matéria pet sitter jornal Gazeta do Povo-Caderno Animal-Curitiba 05/jun/2010!




Jacqueline (esq.) cuida dos bichinhos e garante viagens tranquilas a Regina Zarling.

Enquanto o dono viaja, ela cuida das necessidades do pet. E o bichinho não precisa ir a um hotel!
Publicado em 05/06/2010 | Mariana Domakoski, especial para a Gazeta do Povo/Caderno Animal

Depois dos hotéis para animais, os donos de bichinhos de estimação podem contar com um serviço ainda mais personalizado: a pet sitter. Trata-se de uma babá, que vai à casa do dono uma ou duas vezes ao dia, garantir o bem-estar de cães, gatos, passarinhos, chinchilas ou qualquer outro animal. Ela troca a água, limpa, dá comida e remédios, brinca, leva para passear e dá banho. Tudo para que o dono possa ir tranquilo a uma viagem de negócios ou a uma descida de fim de semana para a praia.

Uma das pessoas que fazem este tipo de serviço é a Jacqueline Rapkiewicz, que saiu da área financeira de uma multinacional e resolveu se dedicar a uma grande paixão: os bichos. Dona de quatro gatos, desde o fim do ano passado ela cuida de animais de outras pessoas. E explica porque a babá de bichos pode ser uma melhor opção do que simplesmente deixá-lo em um hotel: “Ficar em casa estressa menos o bichinho durante uma viagem”, diz.
Estresse

Ficar em casa deixa o animal mais tranquilo

O zootecnista e especialista em comportamento animal Paulo Renato Parreira vê a atividade de pet sitter como uma boa alternativa, se a profissional for bem preparada. “No hotel, o animal se estressa com dois fatores: ficar longe do dono e estar em um novo ambiente”, diz ele, que também é professor do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Segundo Parreira, o animal nunca fica em seu estado normal na ausência do dono, mas alguns se estressam mais. Cães podem ficar agitados, agressivos, latindo demais. Outros ficam prostrados e param de comer. Gatos ficam ainda mais reservados, se escondem, param de comer e podem ficar agressivos. O importante, em viagens longas, é que o cuidador fique atento a sinais de que algo pode estar errado. “Faça um relatório dos costumes e comportamentos do animal, para que a pet sitter compare com o que acontece durante a viagem”, diz.

Os gatos Gérard Depardieu e Edith Piaf e os cães Monet e Celine Dion, da professora de francês Regina Zarling, são alguns dos clientes da pet sitter. Para viajar à França em dezembro passado, ela deixou Piaf (único bichinho da casa na época) em um pet shop, mas foi surpreendida pelo comportamento dela. “Ela ficou tão arisca que os próprios funcionários do pet me recomendaram uma babá”, conta.

Outra profissional de Curitiba é Petra Vendrametto, que uniu o serviço à experiência em agências de viagens: além de prestar consultoria para a viagem do cliente, ela também cuida do bichinho quando o dono está fora. “Hoje as pessoas zelam muito pelo animal. Via muita gente não viajar por causa deles. Pensei que seria uma boa ideia”, conta Petra, que também ajuda no pagamento de contas e na administração da casa se o cliente precisar.

Serviço

Jacqueline Rapkiewicz – (41) 9623-2123.

Petra Vendrametto – (41) 9997-3784.

Um comentário:

  1. Boa tarde, Jacqueline me chamo Denise e amo animais, tenho doiso caes um basset e uma SRD e adoro cuidar deles, dar banho, cortar as unhas, etc... tenho o curso de banho e tosa e por isso nos meus outros caes q já estão no céu de cachorrinhos (cockers) eu tosa, escovava e deixava eles lindos, mais vi seu blog e gostaria muito de entrar nesta área de pet sitter, você teria como me falar mais sobre como posso entrar nesta área maravilhosa?

    Abs e FELIZ NATAL E ANO NOVO. DENISE.

    ResponderExcluir